Imigração de mão de obra qualificada para a Finlândia, é possível?

A pergunta que mais recebo por e-mail aqui pelo Brasilialainen é, sem dúvida, de profissionais brasileiros investigando as possibilidades de trabalho na Finlândia.

Até o momento, a Finlândia não possui um programa organizado de imigração de trabalhadores qualificados, da mesma forma que o Canadá e a Austrália, por exemplo. Via de regra, para conseguir um visto de trabalho na Finlândia, é preciso entrar em contato com o empregador, que será o seu “patrocinador”, antes de sair do Brasil.

A prática de algumas profissões é regulamentada na Finlândia (por exemplo na área de saúde). Nesse caso, será necessário, além de ter o patrocinador já disposto a te empregar, obter o reconhecimento das suas qualificações profissionais e a autorização do órgão para exercer a profissão. Veja a lista das profissões regulamentadas na Finlândia, onde você encontra também o link para os órgãos responsáveis pelo reconhecimento dos diplomas obtidos no exterior. Mais informações sobre esse processo também na página do Finnish National Board of Education.

Mas tudo isso é apenas burocracia. O difícil mesmo é que, para exercer essas profissões regulamentadas, especialmente na área da saúde, será necessário aprender finlandês (ou sueco). Não tem como fugir desse requerimento! Então é bom começar a estudar desde já 🙂

Em algumas outras profissões, especialmente na área de tecnologia, falar finlandês não é tão necessário assim. Mas, como a gente já comentou aqui antes, falar a língua do país muda completamente sua experiência por lá, e é altamente recomendado.

Link relacionado: Trabalho para imigrantes na Finlândia (outubro 2009)

This entry was posted in Trabalho and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Imigração de mão de obra qualificada para a Finlândia, é possível?

  1. Camilla Figueiredo says:

    Olá,

    Eu já havia feito uma pergunta aqui no blog para você faz um tempo à respeito de estudos na Finlândia. O seu blog me ajuda infinitamente muito com todas as dicas! 🙂
    Eu já fui à Finlândia duas vezes para turismo, mas o sonho da minha vida é morar lá. Adoraria fazer uma graduação e consequentemente, arrumar um emprego e construir minha vida por lá.
    No primeiro comentário que eu fiz aqui, você me orientou que para ir para lá estudar, no momento de obtenção de visto de estudante, é necessário comprovar uma renda mensal de 500 euros para a duração do período de estadia por conta do curso. Eu gostaria de saber se por acaso não há outra maneira ou se esta comprovação é algo indispensável para a concessão do visto. Para ser honesta, eu não tenho condições financeiras para tal, fui para lá com muita dificuldade e suor. Não existe, por parte do governo finlandês, algum tipo de auxilio nesse sentido para estudantes? Como por exemplo o que o governo daqui oferece para o projeto Ciência Sem Fronteiras?
    Infelizmente o curso que eu gostaria não está incluído no projeto, então estou tentando todas as alternativas. Nossa realidade aqui no Brasil muitas vezes é tão complicada e intensa que pode dificultar muito para essas coisas.
    Mas, de qualquer forma, qualquer dica será MEGA bem-vinda! E eu desde já te agradeço muito! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *