Pergunta do leitor: imigração para a Finlândia

O Leandro Pimentel pergunta:

Bom dia eu minha esposa e minha filhas gostaríamos muito de imigrar para a Finlândia, eu sou Administrador e Gastrônomo e minha esposa é Enfermeira (com maior experiência em geriatria – Idosos), gostaríamos de saber quais seriam as nossas chances de conseguir?

Oi Leandro, desculpe a demora na resposta à sua pergunta.

Quais são as suas chances? Para ser sincera, não sei responder à essa pergunta. Acho que se você quiser mesmo, nada é impossível. Mas pode demandar um grande envolvimento e esforço da sua parte, já que via de regra, para conseguir um visto de trabalho na Finlândia, é preciso ter um empregador disposto a te contratar antes mesmo de sair do Brasil. É nesse ponto que muita gente desiste, já que fazer os contatos só via internet parece bastante complicado – e é mesmo…

Mas, se você tem muita vontade mesmo, não deixe que isso restrinja suas opções. Eu sugiro entrar em contato com a Embaixada da Finlândia no Brasil, fazer perfil no LinkedIn para entrar em contato com pessoas da sua área que trabalhem por lá, entrar nos grupos relacionados no Facebook, enfim… Dar um jeito de descobrir como está o mercado por lá e ver se tem alguma oportunidade para você.

No caso da sua esposa, sei que a Finlândia tem necessidade de profissionais de saúde, e especialmente gente com experiência no cuidado de idosos, mas não achei nenhuma informação atual a respeito de um programa de imigração aberto, como o que existe para o Canadá. Novamente, sugiro entrar em contato com o pessoal da embaixada, que com certeza eles vão ter as informações a respeito de tal programa, caso exista.

De qualquer forma, tanto na sua área quanto na área de sua esposa, o conhecimento da língua finlandesa será essencial. Se você realmente quer levar adiante esse projeto, um passo inicial que você pode começar a dar é ir se familiarizando com o finlandês desde já! Aqui mesmo no Brasilialainen você vai encontrar uma série de links que podem te ajudar.

Em tempo: o melhor lugar para conseguir informações a respeito do processo de imigração para a Finlândia é no site do serviço de imigração finlandês: http://www.migri.fi/working_in_finland. Dá um pulinho lá para entender melhor como todo o processo funciona.

Boa sorte e abraços!

This entry was posted in Trabalho and tagged , , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Pergunta do leitor: imigração para a Finlândia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *