Pergunta do leitor: imigração para a Finlândia

O Leandro Pimentel pergunta:

Bom dia eu minha esposa e minha filhas gostaríamos muito de imigrar para a Finlândia, eu sou Administrador e Gastrônomo e minha esposa é Enfermeira (com maior experiência em geriatria – Idosos), gostaríamos de saber quais seriam as nossas chances de conseguir?

Oi Leandro, desculpe a demora na resposta à sua pergunta.

Quais são as suas chances? Para ser sincera, não sei responder à essa pergunta. Acho que se você quiser mesmo, nada é impossível. Mas pode demandar um grande envolvimento e esforço da sua parte, já que via de regra, para conseguir um visto de trabalho na Finlândia, é preciso ter um empregador disposto a te contratar antes mesmo de sair do Brasil. É nesse ponto que muita gente desiste, já que fazer os contatos só via internet parece bastante complicado – e é mesmo…

Mas, se você tem muita vontade mesmo, não deixe que isso restrinja suas opções. Eu sugiro entrar em contato com a Embaixada da Finlândia no Brasil, fazer perfil no LinkedIn para entrar em contato com pessoas da sua área que trabalhem por lá, entrar nos grupos relacionados no Facebook, enfim… Dar um jeito de descobrir como está o mercado por lá e ver se tem alguma oportunidade para você.

No caso da sua esposa, sei que a Finlândia tem necessidade de profissionais de saúde, e especialmente gente com experiência no cuidado de idosos, mas não achei nenhuma informação atual a respeito de um programa de imigração aberto, como o que existe para o Canadá. Novamente, sugiro entrar em contato com o pessoal da embaixada, que com certeza eles vão ter as informações a respeito de tal programa, caso exista.

De qualquer forma, tanto na sua área quanto na área de sua esposa, o conhecimento da língua finlandesa será essencial. Se você realmente quer levar adiante esse projeto, um passo inicial que você pode começar a dar é ir se familiarizando com o finlandês desde já! Aqui mesmo no Brasilialainen você vai encontrar uma série de links que podem te ajudar.

Em tempo: o melhor lugar para conseguir informações a respeito do processo de imigração para a Finlândia é no site do serviço de imigração finlandês: http://www.migri.fi/working_in_finland. Dá um pulinho lá para entender melhor como todo o processo funciona.

Boa sorte e abraços!

This entry was posted in Trabalho and tagged , , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Pergunta do leitor: imigração para a Finlândia

  1. Denise medeiros macambira says:

    Olá segue a minha Dúvida, sou Brasileira casada com Espanhol vivemos no BRASIL e estamos pensando em ir conhecer a Finlândia, enfim sei que para meu esposo não terá problema em entrar na Finlândia por ser Europeu. Eu enfrentaria algum problema para entrar no País,mesmo casada com um europeu? vivemos um tempo na Espanha, porem hoje vivemos no Brasil.
    Desde já obrigado.

  2. GB says:

    Tenho uma empresa que atua sobretudo na internet, mas com sede fixa, supondo que eu queira mudar a sede para Finlândia… você tem alguma ideia de como seria o processo de abertura de uma empresa, para estrangeiro, e se isto se enquadraria como uma oferta de emprego fixa caso eu tenha interesse de me mudar para lá?

  3. maira says:

    Oi GB,
    eu nao tenho conhecimento exatamente de como eh o processo, mas os links seguintes de repente te ajudam:

    http://www.yrityssuomi.fi/en
    http://www.expat-finland.com/entrepreneurship/
    http://www.linkedin.com/groups?home=&gid=3836778

    Boa sorte!

  4. Erika Aquino says:

    Olá, sou a Erika e tenho planos, ainda a longo prazo pra morar na Finlândia. Pretendo concluir minha faculdade de engenharia civil e durante esse período fazer aulas de finlandês, e juntar parte do dinheiro do meu estagio para ter como me manter, ate que eu consiga um emprego por lá. Queria saber se é difícil conseguir trabalho na Finlândia, pra quem faz engenharia civil.

  5. Leonir Silvestre says:

    Boom dia!
    Gostaria de saber qual a possibilidade de ir com a minha família para morar na Finlândia? Tenho pensado muito nisso, estamos planejando, eu estou fazendo graduação em Psicologia e minha esposa é formada em Pedagogia e tem pós em Psicopedagogia, será que há possibilidade? Também a minha esposa é neta de Italiano, será que é possível tentar pedir cidadania européia?
    Desculpe, talvez aqui não seja o lugar certo das dúvidas, mas agradeço.

    • Leonir Silvestre says:

      Aqui tão distante, não se sabe muita informação, mas se puderes me esclarecer, serei muito grato, gostaríamos de fazer tudo da melhor maneira possível, Obrigado.

    • maira says:

      Oi Leonir,

      dê uma lida neste post, que eu respondi a exatamente essa pergunta ao Leandro Pimentel. Consulte também a página da embaixada para entender quais são os requisitos para imigração para a Finlândia.

      Quanto à cidadania italiana para a sua esposa, eu sei pouco sobre o assunto, e ouvi falar que a burocracia é imensa, mas a princípio acho que seria possível. Recomendo consultar sites de pessoas que passaram pelo processo, pois pode ajudar em sua busca.

      Boa sorte e abraços!
      Maira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *