Pergunta do leitor: se aposentar na Finlândia

O Jonas comenta:

Olá, tenho dupla cidadania italiana, gostaria de ir p Europa para viver depois dos 50 anos, para sobreviver vou usar minha aposentadoria de mil euros e vender meu patrimonio no Brasil e levar o dinheiro. Posso requerer a cidadania finlandesa depois de quanto tempo morando legalmente na Finlândia? Vc acha que eu teria uma vida confortavel com 500 mil euros em dinheiro? Qual eh a melhor região Helsinki ou interior? Meu estilo de vida é pacato, não me importo com vida social intensa e gosto de estudar…obrigado desde já….abrcs

Oi Jonas,

para informações sobre a cidadania finlandesa, dá uma olhada no site do Serviço de Imigração Finlandês: http://www.migri.fi/finnish_citizenship, que lá tem as informações mais recentes sobre o tópico. O principal é que você tem que ter morado por cinco anos ininterruptos na Finlândia e tem que passar no teste de língua finlandesa, além de, claro, ter ficha limpa na polícia e ter pago todos os impostos direitinho.

Sobre uma vida confortável com 500 mil euros em dinheiro, eu não tenho como te dizer com certeza, mas imagino que se você aplicar seu dinheiro bem (um banco finlandês possivelmente será capaz de te orientar melhor a respeito), imagino que seja uma soma boa para te dar a tranquilidade que você procura.

Quanto à região, é tudo uma questão de onde você se sente melhor! A Finlândia toda é bem pacata, especialmente comparado com o Brasil. Helsinki, sendo a capital, tem mais atrativos e mais estrangeiros, mas em compensação é mais cara. Quanto mais para o norte, mais barato e mais pacato. E aparentemente a região do sudoeste finlandês (Turku e arredores) é a região mais ensolarada do país, embora isso não signifique muita coisa para quem está acostumado com o sol do Brasil…

Boa sorte na sua escolha! Grande abraço!

This entry was posted in Vida. Bookmark the permalink.

One Response to Pergunta do leitor: se aposentar na Finlândia

  1. Luciano Amaro dos Santos says:

    Ola, sou Luciano Amaro dos Santos, de Manaus/AM, e estou construindo meu patrimonio para depois dos 50 anos viver na Europa e fiquei apaixonado pelas casas da Finlandia,tenho facilidade em ingles pois falo fluentemente, infelizmente aqui em Manaus, apenas o italiano, alemao, espanhol, ingles, japones e chines sao lecionados, e alimento o desejo de me aposentar e viver na Finlandia proximo de areas calmas onde há lagos e arvores, tenho uma lista de perguntas, não sei se vc pode me responder mas gostaria de saber:

    1) Existe a possibilidade de transferir meu patrimonio para bancos da europa e ter minha aposentadoria calculada e recebida morando fora do Brasil?

    2) Eu não manifesto nenhum desejo de trabalhar na finlandia, e sim viver os ultimos dias de minha vida no gelo e na neve, posso ir me mudar para sao paulo fazer uma faculdade que me ofereça bolsa de estudo e pos neste Pais, no primeiro caso, posso continuar recebendo minha aposentadoria na Finlandia?

    3) Sou obrigado a manter dupla cidadania se vier a me mudar para Europa, ou no caso das leis de migração, posso ir viver na Finlandia e desistir de minha cidadania brasileira?

    4)Se eu me mudar já idoso e recebendo uma aposentadoria do BRasil, ainda poderei mante-la se caso eu viver fora ou devo ter plano de previdencia no Pais onde quero viver?

    Sei que parece muito mas gostaria de sua opinião.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *