Pergunta do leitor: O que é preciso para estudar na Finlândia?

A Camila comenta:

Olá,

Eu sempre tive vontade de ir morar na Finlândia um dia, de procurar oportunidades de estudo ou trabalho. Desde o ano passado comecei a fazer aulas para aprender a falar finlandês aqui no Rio de Janeiro, onde moro. Nunca tive coragem de seguir esse sonho porque achava que podia não dar certo mas de um tempo para cá, resolvi esquecer esse medo e investir nessa empreitada.
Estou com uma viagem marcada para a Finlândia agora em Maio para passar 10 dias. Tenho lido muito o seu blog que tem me ajudado bastante com dicas. Quero conhecer um pouco do país e tentar pesquisar e me inteirar sobre as oportunidades de estudo. Quero MUITO ir morar lá.
Me informei na Embaixada da Finlândia em Brasília que turistas podem permanecer na Finlândia por 3 meses sem visto.
O que é necessário para ir estudar lá? tenho que comprovar algo?

Olá, Camila! Obrigada pela visita!

Eu acho que sua estratégia é muito válida, ir primeiro passar uns dias na Finlândia e ver o que você acha do país antes de entrar de cabeça na empreitada. Eu tenho certeza de que você vai amar o país, que em maio é simplesmente lindo!

Sim, você pode permanecer no país como turista por 3 meses, mas não é possível transformar o visto de turista em visto de estudo. De qualquer forma, você vai precisar voltar para o Brasil e solicitar o visto de lá. Para pedir o visto, você precisa ter sido aceita em uma universidade, precisa de um seguro-saúde válido e precisa também comprovar ter uma fonte de renda de no mínimo 500 euros por mês por todo o período do visto (que tem validade de no máximo um ano, de acordo com a duração do seu seguro-saúde). A renovação do visto pode ser feita na polícia local, sem necessidade de voltar para o Brasil para tal.

Mas o processo é bem tranquilo, o pessoal na embaixada e nas universidades sempre ajuda muito. Minha sugestão para você é entrar em contato com as universidades que te interessam antes de ir para a Finlândia e ver se dá para marcar um dia para aparecer por lá, para o pessoal te apresentar a universidade, te informar sobre as datas de inscrição e tirar as dúvidas a respeito do processo todo. Além disso, dê uma olhada aqui no Brasilialainen, especialmente na seção Estudo, que a gente já postou sobre o processo de ir para a Finlândia para estudar.

Boa sorte!

This entry was posted in Estudo and tagged . Bookmark the permalink.

3 Responses to Pergunta do leitor: O que é preciso para estudar na Finlândia?

  1. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide
    credit and sources back to your website? My blog is in the very same niche as yours and my users would definitely
    benefit from some of the information you present here.

    Please let me know if this ok with you. Appreciate it!

  2. Cristiane says:

    Oi, Camila… Eu tbm sou do Rio e procurando um professor para me dar aulas de finlandês aqui. Você teria algum contato? Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *