Pergunta do leitor: Morar na Finlândia com passaporte europeu

O Luiz Eduardo pergunta:

boa noite gostaria de viver na filandia tenho passaporte europeu,queria viver e trabalhar ai,queria saber se tem muitos brasileiros ai, outra coisa aonde fica a comunidade espanhola ai se é que tem a comunidade espanhola ai.gostaria de maior ajuda, pois quero morar e trabalhar meu seguimento é alimentação.boa noite obrigado

Oi Luiz Eduardo,

cidadãos europeus têm a grande vantagem de não necessitar de visto para se mudar entre os países da União Europeia. Você pode simplesmente fazer suas malas e ir para a Finlândia. Chegando lá, precisa se apresentar na polícia e se registrar. Até onde eu sei, não há restrições para o tempo que você pode permanecer, mas creio que você não tem direito ao serviço de seguridade social deles. De qualquer forma, entre na página do serviço de imigração finlandês (http://www.migri.fi/information_elsewhere/eu_and_nordic_citizens) para confirmar as informações.

Na Finlândia a comunidade de brasileiros não é muito grande. De acordo com o serviço de imigração finlandês, em dezembro de 2012 havia apenas 773 brasileiros registrados no país todo. A comunidade espanhola é um pouco maior, com 1691 imigrantes registrados (os dados sobre a imigração no país você pode ver aqui: http://www.migri.fi/about_us/statistics).

No entanto, eu não sei te dizer onde eles se concentram, embora meu palpite seria que em Helsinki deve ter as maiores comunidades de imigrantes por ser a capital. Sugiro você procurar as comunidades de brasileiros e espanhóis na Finlândia no Facebook ou pesquisando no Google, que certamente deve ter alguma coisa!

Por fim, sobre trabalho, a coisa é um pouco mais complicada, pois como já escrevemos por aqui, normalmente é difícil se estabelecer na Finlândia sem falar finlandês. Um setor que eu sei que é exceção é o da tecnologia, que emprega com frequência estrangeiros que sejam fluentes em inglês apenas. No setor da alimentação, confesso que vou ficar devendo informações… De qualquer forma, tente entrar em contato com as comunidades de brasileiros e espanhóis no Facebook, que eles talvez possam te ajudar com informações mais específicas sobre o seu setor.

Boa sorte!

This entry was posted in Trabalho, Vida and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Pergunta do leitor: Morar na Finlândia com passaporte europeu

  1. Erik says:

    Olá tudo bem?
    Eu sou um estudante de finlandês, pois pretendo futuramente fazer uma pós-graduação e doutorado na Finlândia e morar também. Para se morar na Finlândia é preciso ter a dupla cidadania finlandesa? se sim, a dupla cidadia é concedida apenas se casar com alguém de lá? Gostaria de saber também se tem alguma empresa boa de intercâmbio ou curso de finlandês, pois pretendo passar, no mínimo, um mês na Finlândia no ano que vem para melhorar o finlandês.

    Obrigado
    Kiitos

    • maira says:

      Ola, Erik,
      respondendo a sua pergunta, nao eh necessario ter dupla cidadania para morar na Finlandia. Voce precisa, isso sim, ter um visto valido. Vistos de estudo sao relativamente faceis de conseguir, basta comprovar a inscricao no curso, ter o dinheiro para se sustentar pelo periodo ou uma bolsa (cerca de 500 euros por mes) e ter o seguro-saude. Todas essas informacoes podem e devem ser confirmadas com a Embaixada da Finlandia.

      Sobre intercambio para curso de finlandes, nao conheco nenhuma empresa que faca o servico diretamente (a procura nao eh tao grande…). Mas durante o verao eh comum que as universidades da finlandia oferecam cursos de linguas para estrangeiros, e muitas vezes as proprias universidades dao todas as informacoes que voce precisa para fazer a inscricao, conseguir hospedagem e visto. Da uma procurada no Google!

      Abraco e boa sorte!

  2. Rafhael says:

    Nossa, perfeito pra mim esse post! Também tenho passaporte europeu, e quero muuuito me mudar pra Finlândia quando me formar, final de 2014… Meu finlandês tá evoluindo bastante! 😉

  3. Luca says:

    Olá Maira. Tudo bem? Acho muito dificil você responder meu comentário, tendo em vista a data do post..mas vamos lá tentar hehe.
    Meu nome é Luca. Sou cidadão europeu e minha cunhada brasileira já moha há vários anos na finlandia. Pegou a residencia por casamento. Eu estava indo com minha esposa para lá, porém me falaram que está dificil de conseguir o KELA. Tipo… as empresas contratantes só lhe contratam se você já tiver o kela e para conseguir o kela pedem que você já tenha contrato de trabalho. Meio que um paradoxo. Eu passei por isso na espanha, porém no fim fizeram o meu registro sem ter contrato de trabalho. Saberia me confirmar se está dificil assim? Um abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *