Pergunta do leitor: gastos em viagem de férias

E agora, a segunda parte da pergunda da Micaela:

e quanto aos gastos, em 2015 pretendo ir a Finlândia, passar uns 7 dias no máximo, você poderia me ajudar com quanto eu devo ir no bolso?

Bom, isso depende muito do tipo de viagem que você pretende fazer, que atrações pretende visitar, quanto pretende viajar dentro do país, onde vai ficar hospedada… Mas para ter uma noção básica, lá vai uma lista dos preços, mais ou menos (jogando para cima para evitar surpresas):

  • Dependendo da época, prepare-se para pagar entre 50 e 90 euros por noite para a hospedagem para duas pessoas no Omena Hotels. Talvez em hostels você encontre por menos.
  • Café da manhã, uns 7 euros; almoço, 12 a 15 euros; jantar em lugar mais legalzinho pode sair por uns 20 a 25 euros
  • Bilhete de ônibus/tram/metro: 2.20 euros
  • Ônibus da Finnair do aeroporto para o centro de Helsinki: 6.20 euros
  • Entradas em museus e igrejas: alguns de graça, outros podem chegar a uns 7 euros.

Para outras referências de preços, recomendo também dar uma olhada nos guias do Wikitravel, por exemplo o de Helsinki.

Grande abraço!

————————

Atualização em 03/04/2013:

Acabei de voltar de uma viagem de exatamente 6 dias na Finlândia, visitei Helsinki e Tampere com o olhar de turista, e posso dar um relato mais exato dos valores que gastei por lá desta vez. O foco é no que se pode fazer para tentar gastar menos:

  • Se estiver viajando com orçamento apertado, tente se hospedar no AirBNB ao invés de hotel, especialmente no fim de semana ou períodos de mais procura.
  • Meus maiores gastos foram em supermercado, jantares e bebidas alcoolicas. Jantar em Helsinki foi muito mais caro do que eu esperava! Paguei até 30 euros num prato individual. Paguei entre 5 e 10 euros pela cerveja em restaurantes. Ouch!
  • Uma maneira de tentar reduzir os gastos é comprar comida no supermercado, especialmente para o café da manhã e os lanchinhos da tarde. Dá para comprar pão, queijo, presunto e uma saladinha e fazer sanduíche para levar consigo, já que o mesmo lanchinho pode custar até 8 euros na rua. O supermercado Lidl é significativamente mais barato que os outros (até metade do preço para algumas coisas).
  • Café espresso, refrigerante e água nos cafés na rua sai por 2,50 a 3 euros. É uma boa ideia beber água da torneira (puríssima) e encher a garrafinha antes de sair de casa!
  • Comprei o passe diário de ônibus de Helsinki, já que fiquei hospedada fora do centro. Paguei 16 euros por 3 dias e valeu muito a pena (com o passe dá também para subir no ferry para Suomenlinna, que é uma das atrações turísticas da cidade). Em Tampere, só peguei o ônibus uma vez para ir para uma sauna um pouco mais afastada. A cidade é tão pequena que dá para caminhar para todo lugar!
This entry was posted in Vida. Bookmark the permalink.

One Response to Pergunta do leitor: gastos em viagem de férias

  1. jonas says:

    Olá, tenho dupla cidadania italiana, gostaria de ir p Europa para viver depois dos 50 anos, para sobreviver vou usar minha aposentadoria de mil euros e vender meu patrimonio no Brasil e levar o dinheiro. Posso requerer a cidadania finlandesa depois de quanto tempo morando legalmente na Finlândia? Vc acha que eu teria uma vida confortavel com 500 mil euros em dinheiro? Qual eh a melhor região Helsinki ou interior? Meu estilo de vida é pacato, não me importo com vida social intensa e gosto de estudar…obrigado desde já….abrcs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *