Pergunta do leitor: dúvidas sobre obtenção de visto

O Vinícius pergunta:

eu falo ingles, Mas andei vendo que o povo la, nao é muito de falar ingles. quero ir para jogar hockey, em alguma universidade ou time local.

O pessoal na Finlândia em geral fala inglês, sim, mas se você tem a intenção de procurar trabalho, especialmente para ser atleta profissional, possivelmente falar finlandês vai ser prerequisito mesmo…

e outra tava vendo aqui agora, não tem voo direto, e sera necessario, desembarcar na noruega.

Realmente, nas grandes companhias aéreas não há voos diretos Brasil – Finlândia. Algumas companhias de viagem fazem voos fretados, normalmente para o Nordeste do Brasil, mas o mais conveniente é comprar com as conexões sugeridas pelas companhias aéreas. Eu normalmente ia de KLM ou de TAP, mas tem outras companhias que também podem fazer o trajeto, por meio de voos de aliança. Se você tiver dificuldade em achar os voos na internet, sugiro entrar em contato com uma agência de turismo.

eu nao entendi direito isso= § Comprovante de intenção de retorno ao Brasil (contrato de trabalho, membros da família, declaração de bens no Brasil). § Carta-convite de um finlandês (residente permanente na Finlândia) com as informações de contato e cópia do passaporte do apresentador do convite (visto de turista)

Isso depende do tipo de visto. O comprovante de intenção de retorno ao Brasil e o convite de um finlandês é possivelmente o que você precisa mostrar caso esteja pedindo o visto de turismo ou de estudo. No caso de visto de trabalho é normalmente ainda mais difícil: você precisa arrumar um empregador na Finlândia antes de solicitar o visto. Ou seja, no seu caso, significaria entrar em contato com o clube de hóquei onde você quer jogar antes mesmo de sair do Brasil.

Uma alternativa que você pode considerar é tentar ir para a Finlândia para estudar e, estando lá com o visto de estudante, tentar entrar no time de hóquei e esquematizar a sua permanência. Certamente é bem mais fácil do que tentar ir direto com o visto de trabalho, a não ser que você já possua algum contato profissional por lá que esteja disposto a te patrocinar na empreitada.

De qualquer forma, o melhor lugar para tirar dúvidas com relação à parte burocrática de obtenção de vistos é com a Embaixada da Finlândia. Escreve para eles, eles são ótimos e com certeza vão te ajudar com o maior prazer!

Abraços e boa sorte!

This entry was posted in Trabalho and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *