Pergunta do leitor: Finlândia antes ou depois de formada?

A Rafaela pergunta:

Olá =) Bom dia. Quero ir morar na Finlândia, mas tenho algumas dúvidas do melhor jeito de ir, pode me ajudar? Primeiro gostaria de saber qual o profissional que eles procuram, qual formação. Vi em um site que tem vagas na área de saúde, mas queria saber de outras áreas também. Estou pensando em me preparar aqui e ir pra lá depois de formada. Mas, ao mesmo tempo, a educação lá é melhor que a nossa, tenho medo de meu diploma não valer nada, ou ficar pra trás mesmo. Seria melhor ir como estudante pra estudar lá e depois tirar o visto pra trabalho? Se sim, como faço pra ser aceita em uma universidade finlandesa? Se não, depois de formada aqui, como aqui no Brasil, conseguir um empregador na Finlândia? rsr Obrigada desde já. Abração.

Oi Rafaela, obrigada pelo comentário!

Nossa, suas perguntas são difíceis, hein? Eu não moro na Finlândia há algum tempo, mas vou arriscar responder mesmo assim.

Não sei se há no momento alguma outra profissão que os finlandeses estejam especialmente à procura de profissionais, além dos profissionais da saúde que você mesma citou (principalmente enfermeiros e pessoas treinadas para cuidar da população que está envelhecendo). A Finlândia não foi tão afetada pela crise como outros países da Europa, mas ainda assim as coisas por lá ainda não estão completamente estabilizadas.

Com isso em mente, talvez o caminho mais seguro seja realmente ir para lá para estudar e depois tentar arrumar um emprego. A educação lá é muito boa mesmo e na maioria das universidades ainda é gratuita, mesmo para estrangeiros. Conseguir visto de estudante é, de maneira geral, bem mais fácil do que conseguir visto de trabalho. E ainda por cima o seu período como estudante nas terras finlandesas pode servir como um “test drive” para você descobrir se quer imigrar para lá de vez mesmo!

Se você resolver ir por esse caminho, dê uma olhada no arquivo daqui do blog! Os posts mais antigos têm muitas dicas sobre como ir para a Finlândia para estudar. E as inscrições para o ano letivo de 2013 abrem por agora!

http://www.brasilialainen.com/site/category/estudo/

Grande abraço e boa sorte na empreitada!

This entry was posted in Estudo, Trabalho, Vida. Bookmark the permalink.

2 Responses to Pergunta do leitor: Finlândia antes ou depois de formada?

  1. Rafaela says:

    rsrs muito obrigada! beijão

  2. Johnnatan says:

    Olá,
    este blog é sensacional!
    Gostaria tanto que vocês continuassem com as dicas para o mestrado! Pretendo tentar daqui a um ano…
    Tenho uma pergunta, pra começar: você disse que era necessário comprovar renda de 500 euros mensais. Como é feita essa comprovação?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *