Viver na Finlândia sem falar finlandês, é possível?

O André pergunta:

Em 2010, pretendo visitar a Finlandia e a Estonia em um congresso, principalmente para fazer uma avaliação de como é viver em Helsinki. Pretendo fazer o estágio de doutorado (Bolsa Capes), mas tenho algumas dúvidas. Não sei falar suomi (e não está nos meus planos aprender, pois tenho menos de um ano para isso), tenho dúvidas se apenas com o Inglês consigo aproveitar esta temporada ai. A população em geral fala Inglês? Ou minhas atividades na universidade ficam comprometidas? O Laboratório/grupo de pesquisa que pretendo acompanhar neste estágio não tem problemas com o Inglês, mas fico em dúvida em relação a serviços gerais como moradia, comida etc. Que teriam que ser feitas em Inglês. Por favor escreva com detalhes sobre isso.

Oi André, obrigada pela audiência 😉

Resposta curta: sim!

Resposta longa: É perfeitamente possível aproveitar sua temporada de um ano em Helsinki somente com o inglês. A população em geral fala inglês, alguns com mais dificuldades do que outros, mas praticamente todos compreendem bem e conseguem se comunicar. Alguns mais velhinhos ou mais tímidos podem se sentir acanhados e hesitarem em se comunicar em inglês com você, mas especialmente em Helsinki, e em supermercados, restaurantes, pontos turísticos, universidades, aeroportos, estação de trem, táxis, correios… Você não terá absolutamente nenhum problema. Aliás, o fato de que os nativos falam inglês acaba atrapalhando quem quer aprender o finlandês, pois fica fácil ao menor sinal de dificuldades trocar o idioma.

Porém… (sempre tem um porém, né?)… prepare-se para ser um estrangeiro no sentido mais completo da palavra. Você conseguirá se comunicar na sua vida, no seu dia-a-dia, mas ficará às margens da cultura finlandesa. Não haverá espaço para conversas descompromissadas (já mal existe pra quem fala finlandês…). Você se sentirá mal em festas onde só tem finlandeses e poucos estrangeiros, pois, por mais que eles sejam sempre educados e falem inglês na sua presença, você também não quer que todo mundo se esforce no inglês só por sua causa… As conversas são outras em inglês e em finlandês. As piadas são diferentes. As pessoas sabem se comunicar em inglês, mas não há muito espaço para conversas mais profundas.

Ou seja, é possível viver na Finlândia perfeitamente falando apenas o inglês. Mas, na minha experiência, só comecei a aproveitar a Finlândia depois que passei a entender finlandês.

This entry was posted in Vida and tagged , . Bookmark the permalink.

6 Responses to Viver na Finlândia sem falar finlandês, é possível?

  1. Anonymous says:

    Obrigado pela sua resposta tão pronta e completa… me deu mais animo de viajar, provavelmente estarei ai (Helsinki) entre junho e julho para fazer uma sondagem, conhecer o grupo de pesquisa e a vida finlandesa. Combinaremos de tomar um café!

    PS. Estou acompanhando seus posts.

  2. sonia santos says:

    Moro na Filandia e preciso falar a lingua do pais, peciso de ajuda onde fazer um curso, onde há brasileiros a prender a lingua

  3. Pingback: Pergunta do leitor: aprendendo finlandês na Finlândia | Brasilialainen

  4. Pingback: Imigração de mão de obra qualificada para a Finlândia, é possível? | Brasilialainen

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *