Notícias sobre a reforma das universidades finlandesas

O governo finlandês aprovou, em junho deste ano de 2009, a lei da reforma das universidades. Esta é a famosa lei que, entre outras coisas, permite que as universidades cobrem anuidades de estudantes vindos de fora da União Europeia. A lei entrou em vigor em agosto, e começará a ter efeito prático a partir de 1 de janeiro de 2010. Para ver o anúncio oficial, clique aqui.

O que isso significa na prática para quem está pensando em vir estudar na Finlândia? Significa que será preciso verificar junto à universidade se haverá cobrança de anuidade. Como a lei permite mas não obriga que as anuidades sejam cobradas, algumas universidades podem simplesmente manter tudo como está agora. Pode ser que os custos com a implementação de um sistema de cobrança simplesmente ultrapassem as possíveis receitas com as anuidades. Além disso, para que seja autorizada a cobrar dos alunos de fora da UE, a universidade deverá também oferecer um sistema de bolsas a esses alunos.

Portanto, se você queria vir para a Finlândia mas está preocupado com a notícia, ainda não é hora de se desesperar. Um pouquinho de pesquisa vai te informar se a universidade cobra ou não. E, caso cobre, você terá a chance de concorrer às bolsas que serão oferecidas.

This entry was posted in Estudo and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *